Smartmatic escolhida para automatizar as eleições de 2019 na Argentina

O Correio Argentino anunciou que as eleições gerais de 2019 e as eleições PASO (Primárias Abertas Simultâneas e Obrigatórias) serão automatizadas com tecnologias desenvolvidas e fabricadas pela Smartmatic, a empresa líder mundial em tecnologia eleitoral. Escolhida em um concorrido processo de licitação pública, a Smartmatic implementará um novo processo com foco na segurança, na eficiência e na integridade do voto.

 

O sistema da Smartmatic será integrado a praticamente 15 mil centros de votação para permitir a transmissão direta dos relatórios de apuração e a coleta de dados para a divulgação de resultados automatizados e precisos. Esses dados permitirão que as autoridades anunciem resultados não oficiais no dia da eleição.

 

Usando o software da Smartmatic, os cidadãos argentinos poderão acompanhar uma apuração mais precisa dos votos, algo fundamental em uma eleição que determinará 24 senadores, 43 parlamentares do Mercosul, 130 deputados, o próximo Presidente e seu vice.

 

A participação da Smartmatic nas eleições argentinas de 2019 não será a primeira. A empresa já havia sido escolhida pela Câmera Nacional Eleitoral da Argentina para supervisionar a verificação da identidade dos eleitores em 14 municípios e 6 províncias. Além disso, em 2015, a tecnologia da Smartmatic foi empregada nas urnas eletrônicas usadas em La Falda e Marcos Juárez, e processou as apurações preliminares na província de Córdoba.  

 

A Smartmatic já forneceu tecnologias para viabilizar eleições em 25 países, em cinco continentes. Desde que foi fundada em 2000, a empresa já processou o número recorde de 4 bilhões de votos sem violações de segurança.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s