Processo eleitoral com décadas de atraso tecnológico é modernizado com a ajuda da Smartmatic

O Condado de Los Angeles está se preparando para implantar, durante as eleições primárias de março de 2020, um sistema de votação totalmente novo desenvolvido pelo condado e fabricado pela Smartmatic, a maior empresa de tecnologia de voto eletrônico do mundo.

Essa será a primeira atualização geral do processo eleitoral desde 1968 na maior zona eleitoral dos Estados Unidos: o Condado de Los Angeles atende a 5,2 milhões de eleitores registrados. Com a incorporação de um novo sistema de voto, o condado poderá dar acesso ao voto a todos os seus eleitores e garantir uma sólida estrutura de votação com metade das urnas e menos funcionários do que nos anos anteriores.

O Condado de Los Angeles tem mais eleitores registrados do que 42 dos 50 estados dos EUA. A implementação da nova tecnologia simplificará o processo eleitoral para reduzir defeitos mecânicos, vulnerabilidades de dados e práticas ineficientes e ultrapassadas. Dedicada a expandir a acessibilidade para os eleitores e, ao mesmo tempo, manter a integridade, a nova plataforma substituirá as 200 urnas atuais do Condado de Los Angeles, que ainda funcionam com cartões perfurados: um sistema que já não é compatível com os computadores modernos.

Décadas depois da última renovação da experiência de votação no Condado de Los Angeles, o distrito não é o único a oferecer métodos de votação arcaicos. Um estudo recente do Brennan Center for Justice revelou que 38 estados dos EUA usam urnas eletrônicas obsoletas que já saíram de linha ou que requerem softwares desatualizados e incompatíveis com as tecnologias modernas.

A renovação da experiência de voto do Condado de Los Angeles inclui uma reestruturação do processo atual com custo de US$ 100 milhões, que inclui a implementação de tecnologias de código aberto desenvolvidas ao longo de dez anos. O novo sistema incluirá uma cédula de papel e uma tela sensível ao toque para facilitar a preservação de registros e o voto “write-in” (opção de votar em candidatos não oficiais). Para atender aos desejos e às necessidades de uma comunidade cada vez mais diversa, a interface atualizada também está disponível em 14 idiomas e apresenta fontes ampliadas, opções auditivas e telas ajustáveis a fim de facilitar o acesso para cadeirantes.

Além da transição para o voto eletrônico, o Condado de Los Angeles pretende prolongar o período de votação de 13 horas para 11 dias. A resposta de autoridades e ativistas eleitorais tem sido extremamente positiva, e especialistas acreditam que a transformação do condado poderá influenciar o futuro do voto em todo o país.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s