Tecnologia da Smartmatic possibilita eleição on-line recordista na Estônia

Em 2014, a Smartmatic, a maior empresa de tecnologia eleitoral do mundo, fez uma parceria com a Cybernetica para fundar o Centro de Excelência em Votação pela Internet Smartmatic/Cybernetica. O objetivo desse empreendimento era melhorar a padronização do voto on-line. Apenas cinco anos depois, as eleições parlamentares da Estônia de 2019 bateram um recorde em número de votos on-line. Durante essa eleição, que aconteceu de 21 de fevereiro a 3 de março, 44,4% dos votos registrados foram emitidos através de um sistema de voto on-line com tecnologia da Smartmatic/Cybernetica. Essa foi uma taxa inédita de participação eleitoral no país do Norte da Europa e confirma a aceitação cada vez maior da automação do voto.

O voto on-line foi introduzido na Estônia em 2005 e, desde então, sua implementação tem aumentando constantemente à medida que mais cidadãos optam pela comodidade de votar on-line.

“Desenvolvemos nosso sistema de voto on-line pensando nas necessidades dos eleitores estonianos”, afirmou Antonio Mugica, CEO da Smartmatic. “Sabendo que os eleitores queriam uma experiência integrada e transparente, trabalhamos com os engenheiros do Centro Smartmatic/Cybernetica para assegurar que a plataforma fosse fácil de acessar, prática de usar e segura para garantir a proteção de dados e a integridade das eleições.”

A transição bem-sucedida para o voto digital na Estônia serve como referência para outros países que buscam aumentar a eficiência de suas operações governamentais. Com o avanço constante da tecnologia, os métodos digitais de voto estão se tornando cada vez mais comuns no processo democrático. A introdução e a popularização do voto on-line na Estônia resultaram em um grande aumento da participação eleitoral geral do país. Além de ser mais seguro, o voto on-line também é mais econômico, como comprova um estudo realizado por um grupo de especialistas da Universidade de Talin.

“Estamos orgulhosos de nosso trabalho e nossa parceria com a Estônia. Estamos felizes com o impacto positivo que a opção do voto digital teve na participação eleitoral”, observou Mugica.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s